7.11.07

Numeração Romana e Palavras Cruzadas

A Numeração Romana é habitualmente utilizada na construção de Palavras Cruzadas. No entanto, penso que deverá ser usada com conta, peso e medida, tal como os símbolos químicos, para não "cansar" quem as resolve.
Recentemente, descobri um site português que permite converter numeração árabe em romana e vice-versa, do qual transcrevo as seguintes regras:

-Um número maior à frente de um número menor significa subtracção. A adição é caracterizada por um número menor à frente de um número maior. Por exemplo, IV significa 4, VI significa 6.

-Não se utiliza mais de um número menor antes de um número maior para subtrair. Por exemplo, IIV não corresponde a 3.

-Devem separar-se, dezenas, centenas, e milhares como numerais separados. Isso significa que a 99 corresponde XCIX (90 + 9), nunca deve ser escrito como IC. Similarmente, 999 não pode ser IM e 1999 não pode ser MIM.

-Uma linha sobre um numeral significa multiplicá-lo por 1000. O numeral V com uma linha sobre o símbolo significa 5000.

Conversor de Numeração Romana: AQUI
No mesmo site, encontra igualmente os seguintes conversores:
Unidades de Aceleração. Unidades de Angulares. Unidades de Bits. Unidades de Comprimento. Unidades de Frequência. Unidades de Pressão. Unidades de Temperatura. Unidades de Tempo. Unidades de Velocidade. Unidades de Viscosidade Dinâmica (Óleo-Água). Unidades de Volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas