30.11.07

Público: Palavras Cruzadas - Problemas 3001 a 3008

Neste grupo de oito problemas de Palavras Cruzadas para o jornal Público utilizei os seguintes provérbios:
Nuvem comprida que se desfia sinal de grande ventania. Nuvens finas, sem ligação, bom tempo, brisas de feição. Os frutos não caem longe da árvore. Para amigo íntimo, basta um, colhido na adversidade.

Títulos de livros utilizados:

Ao Anoitecer, de Susan MinotAo Anoitecer, de Susan Minot

Sinopse:
Ao Anoitecer é uma magnífica obra de arte acerca da vida, da paixão e da responsabilidade. Ann Lord está a morrer de cancro. Enquanto está deitada na sua cama, num estado de semiconsciência, recebendo a visita de amigos e familiares, o leitor entra no indistinto mundo dos seus sonhos, recordações e mágoas. Apesar de ter tido três maridos e cinco filhos, a memória de Ann continua a fazê-la regressar a um único fim-de-semana e a um romance inesquecível, mas demasiado breve. À medida que perde a noção da realidade que a rodeia, Ann recua quarenta anos nas suas memórias e prende-se insistentemente à recordação do dia de casamento da sua amiga Lila. Nesse dia, conhece, apaixona-se e perde o único homem que alguma vez amou e vê ainda a felicidade do seu grupo de amigos ser desfeita por uma tragédia.

Fonte: Civilização Editora

Ir Prò Maneta, de Vasco PulidoIr Prò Maneta, de Vasco Pulido Valente
Alêtheia Editores

Sinopse:
Louis Henri Loison, o general maneta que participou nas primeiras invasões sob o comando de Junot, e que aterrorizou o Portugal criando a expressão popular «ir pró maneta», é aqui recordado por Vasco Pulido Valente.

Fonte: Fnac

Títulos de filmes utilizados:

Uma História de EncantarUma História de Encantar

Realização: Kevin Lima
Intérpretes: Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden, Timothy Spall, Susan Sarandon, Julie Andrews

Versão portuguesa: Sónia Brazão, Pedro Carvalho, Paula Fonseca, Luís Lucas, Rita Alagão, Carlos Freixo, Joana Dinis, Raquel Ferreira

Sinopse:
Giselle, uma princesa "do passado", é expulsa por uma diabólica rainha da sua mágica terra e transportada para os dias de hoje, até à energética cidade de Nova Iorque. Rapidamente, depois do primeiro impacto, a princesa Giselle começa a alterar a sua opinião sobre a vida e o amor depois de conhecer um charmoso e bonitão advogado. Pode uma história romântica de amor, que só acontece nos livros, sobreviver ao mundo real?

Promessas PerigosasPromessas Perigosas

Realização: David Cronenberg
Intérpretes: Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel

Sinopse: O misterioso e carismático Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen), nascido na Rússia, é o motorista de uma das mais famosas famílias do crime organizado de Londres, com origem na Europa de Leste. A família pertence à irmandade criminal Vory V Zakone. Chefiada por Semyon (Armin Mueller-Stahl) - cujo charme como proprietário do acolhedor e luxuoso restaurante Trans-Siberian esconde impecavelmente um frio e brutal âmago - a fortuna da família é testada pelo volátil filho de Semyon - Kirill (Vincent Cassel) - que está mais ligado a Nikolai do que ao próprio pai. Mas a existência cuidadosamente mantida de Nikolai é abalada quando se cruza durante a época de Natal com Anna Khitrova (Naomi Watts), uma parteira de um hospital do norte de Londres. Anna está profundamente afectada pela situação desesperada de uma jovem adolescente que morre durante o parto. Anna resolve tentar descobrir a linhagem e os parentes do bebé. O diário pessoal da rapariga também lhe sobrevive; está escrito em russo e Anna procura respostas nele. A mãe de Anna Helen (Sinéad Cusack) não a desencoraja, mas o irascível tio Stepan (Jerzy Skolimowski), natural da Rússia, pede-lhe cautela. E tem razão: ao penetrar nos segredos do diário, Anna acidentalmente desperta a fúria do Vory. Com Semyon e Kirill a cerrar fileiras e Anna a pressionar com as suas perguntas, Nikolai encontra-se inesperadamente dividido na sua lealdade. Em quem pode ou deve confiar? Várias vidas - incluindo a sua - ficam no fio da navalha, numa angustiante cadeia de crimes e enganos que se desenrola através dos mais negros recantos desta família e da própria cidade de Londres.

Fonte: Cinema_PTGate

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas