24.3.15

Criar Palavras Cruzadas para crianças

A preparação da publicação do 'Sabe Mais k(que) os teus Pais' em papel tem ocupado muito do meu tempo nestes últimos meses.

No passado dia 15, no Auditório Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, reuni um grupo de crianças com idades entre os 9 e os 13 anos com o intuito de testar os passatempos que criei.
Cada jogo de Palavras Cruzadas do 'Sabe Mais' têm uma particularidade: dá a conhecer uma palavra muito difícil, uma palavra «escanifobética».
Apesar dessa particularidade, a palavra é encontrada através do cruzamento das restantes palavras, muito mais fáceis.

Paulo Freixinho

Nas minhas idas às escolas já tive a oportunidade de perceber como reagem os mais novos a estes passatempos... reagem sempre muito bem... mas desta vez tinha um número de passatempos considerável para testar: 32.
Tenho sempre o cuidado de lhes perguntar: "Já chega?"... a resposta é sempre a mesma: "Não!... queremos fazer mais passatempos!"... :-)

Paulo Freixinho

Senti a necessidade de testar os passatempos antes da publicação em papel porque pretendo que as tais palavras «escanifobéticas» sejam decifradas facilmente e tenho encontrado dificuldades onde não esperava... crianças de 9 e 10 anos não conhecem palavras como: possuir, residir ou miolo (neste último exemplo não identificaram a palavra como parte interior do pão).
Ou seja, tentar encontrar a palavra «escanifobética» será um pretexto para que conheçam outras palavras e é essa a grande mais-valia deste jogo de palavras pelo qual me encantei um dia... e nesse dia não havia Palavras Cruzadas para crianças como há agora... aproveitem... ;-)...

Ligações relacionadas:

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas