28.5.13

Sexualidade e os Afetos

Ontem, a convite da Professora Fátima André, estive na EBI do Carregado com sete turmas do 2.º ciclo, no âmbito da semana das disciplinas de EMRC/E - 'Educar para os Afetos e para a Sexualidade'.
Fiz três passatempos relacionados com o tema (o passatempo sobre reprodução humana foi dividido em dois, um para o 5.º e outro para o 6.º).
Algumas das palavras foram utilizadas, por mim, pela primeira vez em grelhas de Palavras Cruzadas... são palavras propícias à "galhofa" generalizada... pensava eu... pois, mas não foi isso que aconteceu... tinham a matéria na ponta da língua (mesmo os alunos do 5.º, que só estudam a reprodução dos animais) e não houve qualquer tipo de vergonha ou constrangimento.
Eles gostaram, eu gostei (muito).

Aqui ficam dois desses passatempos:

Paulo Freixinho

Palavras utilizadas:
Adolescência. Amável. Amor. Carinho. Casamento. Celibatário. Crescer. Enamorado. Família. Feliz. Feminino. Gravidez. Higiene. Homem. Homossexualidade. Mãe. Masculino. Mulher. Namorar. Pai. Paixão. Sexo. Simpático.

Paulo Freixinho

Palavras utilizadas:
Escroto. Espermatozoide. Fecundação. Menstruação. Ovários. Ovo. Ovulação. Óvulo. Pénis. Próstata. Puberdade. Sexo. Testículos. Trompas. Uretra. Útero. Vagina.Vulva.

Fontes:
Manual de Ciências da Natureza do 6.º Ano: Páginas da Vida (Porto Editora)
Educação para a sexualidade e os afetos (manual do animador)

As Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário e à ortografia. Segue a ligação e experimenta:
Palavras Cruzadas para crianças e jovens (na realidade, são Palavras Cruzadas para a família toda)

Amplexos e ósculos!...

2 comentários:

  1. Minha professora me mandou fazer essa cruzadinha, é muito difícil,só tenho 11 anos,tá doido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito engraçado, seu comentário. :D
      Eu disponibilizei as palavras utilizadas. Mais um esforço e vai conseguir. Se não, peça ajuda à professora. ;)

      Eliminar

Para mecenas