12.6.07

Palavras Difíceis 1

Conhece o significado da palavra HUMBES?

Esta palavra irá aparecer num dos próximos problemas de Palavras Cruzadas do Público.
Ao criar as minhas Palavras Cruzadas, deparo-me com termos que poucos conhecerão mas que são necessários para completar certos problemas.
A palavra "difícil" de hoje é: Humbes

Visto que esta palavra apenas consta num dos dois dicionários que habitualmente utilizo, resolvi fazer uma pesquisa na Internet para saber mais sobre o termo Humbes.
Eis o que "descobri":

GRUPO NYANEKA-HUMBE

Este grupo encontra-se fixado nos territórios do curso médio do rio Cunene. Admite-se serem os Nyaneka os mais antigos. Esta etnia possui notável organização de chefia Jaga, à data da criação do estado do Humbe-Onene. É formada por criadores e pastores de gado e entre os Humbes encontram-se alguns dos grandes proprietários de manadas. A sua economia é agropecuária, com predomínio desta última, à semelhança dos seus vizinhos, Ambós e Hereros.
A região dos Humbes, foi afligida a partir de 1881 pela invasão dos Hotentotes da Namíbia que chegaram às margens do Cunene. À semelhança dos agricultores do norte, os terrenos de cultivo
não constituem propriedade individual. Também os pastos são comuns. Entre os Humbes encontramos, no entanto, uma espantosa organização do espaço. No plano cultural expressam, à semelhança dos Ambós e dos Hereros influências da cultura camítica oriental manifesta na instituição do “gado sagrado”. O cortejo do boi sagrado, praticado anualmente entre os Nyanekas, é tido como reminiscência do culto do boi Ápis dos velhos altares do Nilo. No aspecto artístico, os Humbes cultivam o adorno do corpo e curiosos penteados, produzindo vestuário e ornatos de variada natureza, incluindo a confecção de pulseiras metálicas, finamente gravadas. Na vida social, particular evidência para os ritos de puberdade feminina.
Os Humbes revelam ao observador a existência de uma elite dotada de uma notável inteligência prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas