22.6.07

Pratos e Doces Regionais Portugueses

Açorda Alentejana – Caldo transparente, fortemente aromatizado com coentros (ou poejos), alho e azeite, servido com pão e ovos.
Borrachão – Massa de filhó, de forma redonda, amassada com vinho branco e aguardente (Alentejo).
Caldeirada – Cozinhado obtido a partir da disposição em camadas de diferentes espécies de peixes, legumes e cheiros (orla marítima).
Chanfana – Estufado de cabra, chibo, ovelha ou carneiro com vinho tinto, cozido em recipiente de barro, geralmente no forno do pão (Beira Litoral).
Charcada – Doce de ovos (Alentejo).
Cozido à Portuguesa – Prato em que todos os alimentos (carnes, legumes e enchidos) são cozidos e de cujo caldo se faz uma sopa e em algumas zonas do país arroz.
Ensopado – Guisado de carne ou de peixe servido sobre fatias de pão. (Ribatejo: ensopado de enguias; Alentejo e Beiras: ensopado de borrego).
Feijoada à Transmontana – Prato de feijão-manteiga, couve lombarda, orelheira, chispe, entrecosto e chouriço, acompanhado de arroz.
Formigos – Doce de travessa típico do Natal, composto de um xarope de açúcar, fatias de pão ou pão-de-ló, amêndoas, corintos, ovos, vinho do Porto e canela (Minho).
Gaspacho – Sopa fria que consiste num caldo transparente feito com água, pão, pimentos, tomate e pepino condimentada com azeite, sal e orégãos (Alentejo e Algarve).
Maranho – Especialidade que consiste num pequeno saco feito de um bocado de bucho de carneiro, recheado com carne e arroz e fortemente condimentado com hortelã (Beira Baixa).
Meia-Desfeita – Prato de bacalhau cozido com grão, condimentado com cebolas e alho refogados em azeite e temperado com vinagre, podendo ou não ser acabado no forno (Lisboa).
Migas – Cozinhado feito com pão e relativamente seco. Nas migas alentejanas, o condimento e o conduto são a gordura e a carne de porco. Também se fazem nas Beiras e em Trás-os-Montes, diferindo os condimentos de região para região.
Morgado – Doce cuja base é constituída por amêndoas, fios de ovos, doce de chila e ovos moles (Algarve).
Nabada – Espécie de compota, feita de nabos e açúcar (Beira Litoral).
Patanisca – Lasca de bacalhau passada por um polme de farinha, condimentada com cebola e salsa e depois fritas (Lisboa).
Queijada – Bolo pequeno enformado e confeccionado com queijo ou requeijão, ovos, leite e açúcar (Sintra).
Rojões – Bocados de carne de porco frita, geralmente pouco gorda (Norte).
Serrabulho – Guisado com os miúdos de porco ou de cabrito, ligado com sangue e geralmente condimentado com cominhos (a norte do Mondego).
Tigelada – Bolo ensopado, confeccionado com leite, açúcar, ovos e farinha e cozido a altas temperaturas numas tigelas baixas de barro não vidrado (Abrantes).
Tripas ou Dobrada – Guisado feito com o estômago da vitela ou da vaca e feijão (Porto).

Fonte: Dicionário Mais - Selecções do Reader's Digest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas