21.6.07

Palavras Cruzadas Temáticas - 7 Maravilhas de Portugal

Não gosto muito de chamar a este tipo de passatempo "Palavras Cruzadas". Para mim, é uma espécie de "dominó" de palavras.
Fica então aqui o primeiro problema de "Palavras Cruzadas" Temáticas, dedicado aos 21 Finalistas das 7 Maravilhas de Portugal.
Passatempo criado exclusivamente para este blog.
Divirta-se!
grelha palavras cruzadas 7 maravilhas de portugal

HORIZONTAIS:
2- Torre de (...), torre construída em homenagem ao santo patrono de Lisboa, S. Vicente, no local onde se encontrava ancorada a Grande Nau, que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião.
3- Igreja e Torre dos (...), obra documentada mais antiga do arquitecto toscano Nicolau Nasoni e aquela que maior projecção conheceu, no Norte de Portugal.
5- Palácio Nacional da (...), uma das expressões máximas do Romantismo aplicado ao património edificado no séc. XIX em Portugal, em plena Serra de Sintra.
7- Igreja de S. (...), sobranceira à zona ribeirinha do Porto, ao lado do Palácio da Bolsa, a actual igreja é o que resta de um antigo mosteiro com o seu interior revestido de talha dourada em puro estilo barroco.
10- Castelo de (...), situado numa pequena ilha escarpada, no curso médio do rio Tejo, é dos monumentos militares medievais mais emblemáticos e cenográficos da Reconquista, sendo, simultaneamente, um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país.
12- Castelo de (...), foi construído na elevação rochosa que sobressai no vasto horizonte espraiado por terras de Espanha, fundido e confundido na imensa montanha granítica.
13- Castelo de (...), exemplo da fortificação medieval portuguesa, erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia, a Leste.
16- (...), cidade onde se situa o Convento da Ordem de Cristo e o Castelo Templário, um conjunto monumental único no seu género.
18- Palácio de (...), uma das obras mais significativas no quadro da arquitectura civil portuguesa do período barroco, nos arredores de Vila Real.
19- Mosteiro de (...), uma das mais importantes abadias cistercienses europeias, atendendo ao seu estado de conservação e à sua arquitectura, símbolo de Cister.
VERTICAIS:
1- Templo Romano de (...), vulgarmente conhecido por Templo de Diana.
2- Palácio dos Duques de (...), outra designação do Paço Ducal de Vila Viçosa.
3- Ruínas de (...), estação arqueológica situada nas proximidades da vila de Condeixa-a-Nova.
4- Mosteiro dos (...), eleito por D. Manuel I como o seu monumento principal, mandando-o erguer na antiga praia do Restelo, em Lisboa, no ano de 1502.
6- Universidade de (...), uma das mais antigas da Europa, foi fundada em Lisboa em 1290 e transferida definitivamente para Coimbra no século XVI, instalando-se no Paço Real.
8- Fortaleza de (...), lugar mítico ligado aos Descobrimentos Portugueses e à empreendedora figura do Infante D. Henrique.
9- Castelo de (...), paradigma das origens da nacionalidade e da própria figura de D. Afonso Henriques, um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português.
11- Fortificações de (...), localizadas numa das mais antigas vilas de Portugal que regista indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, sendo inicialmente um castro fortificado.
14- Mosteiro da (...), foi construído por iniciativa de D. João I, na sequência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de Aljubarrota.
15- Palácio Nacional de (...), um dos mais belos palácios setecentistas do País, situado próximo de Lisboa.
17- Convento e Basílica de (...), o monumento mais importante do reinado de D. João V.

SOLUÇÕES:
HORIZONTAIS:

2- Belém. 3- Clérigos. 5- Pena. 7- Francisco. 10- Almourol. 12- Marvão. 13- Óbidos. 16- Tomar. 18- Mateus. 19- Alcobaça.
VERTICAIS:
1- Évora. 2- Bragança. 3- Conímbriga. 4- Jerónimos. 6- Coimbra. 8- Sagres. 9- Guimarães. 11- Monsaraz. 14- Batalha. 15- Queluz. 17- Mafra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas