30.10.07

Doris Lessing: Nobel da Literatura 2007 - Títulos para as Palavras Cruzadas Público

Amar de NovoAmar de Novo

Sinopse:
Viúva há já vários anos e mãe de filhos já crescidos, Sarah Durham é uma escritora que trabalha para um grupo de teatro londrino. Quando se apaixona por Bill, um dos actores, trinta e sete anos mais novo, e depois por Henry, o director da peça, a quem o facto de ter 35 anos confere um pouco mais de maturidade, Sarah vê-se mergulhada num estado de espírito em que o ardor e o desejo se confundem. Este romance explora as afinidades e laços que se estabelecem entre o amor, o desgosto e a depressão, as saudades da pátria e do lar. Poderia dizer-se que os dois homens por quem Sarah se apaixona, ainda que não em simultâneo, a obrigam a reviver diferentes fases da sua vida, relembrando o amor infantil e imaturo como o mais adulto e profundo.

Um Casamento ApropriadoUm Casamento Apropriado

Sinopse:
Em sequência de A Revoltada, este segundo livro da série Filhos da Violência é um romance de alto poder emocional, focando a dissolução de uma sociedade e a desintegração de um casamento. Enquanto as nuvens da guerra ensombram a Europa, a paixão relâmpago de Martha Quest desvanece-se, como as neblinas matinais que a rodeiam no Veld africano. A sensualidade vai-se diluindo com o hábito repetitivo; o matrimónio torna-se-lhe doentiamente monótono e desesperante e, com o deflagrar da guerra mundial, as preocupações políticas de Martha Quest entram no ocaso. Finalmente, as barreiras que sentia, hostilmente erguidas entre ela e o exterior atemorizante, acabam por ruir.

Um Murmúrio da TempestadeUm Murmúrio da Tempestade

Sinopse:
Nascida na Pérsia, mas educada na Rodésia, a autora, Doris Lessing, acabou por fixar-se em Londres, em 1949, e tornar-se mundialmente conhecida pelos seus romances e ensaios.
A Personagem por ela criada – Martha Quest – heroína da série «Os Filhos da Violência», destaca-se de maneira ímpar pela dolorosa humanidade que manifesta nas suas desilusões e revoltadas reacções, perante uma civilização em que ainda impera a remanescente injustiça de cruéis tempos idos.

Fonte: FNAC

Estes três títulos de livros, da autora Doris Lessing, foram utilizados para criar três problemas de Palavras Cruzadas para o jornal Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas