6.12.07

História do Barreiro em Palavras Cruzadas: Património Edificado

Deixo aqui o primeiro problema de Palavras Cruzadas dedicado à cidade do Barreiro, criado exclusivamente para este blog.
Dez das pistas deste passatempo temático estão relacionadas com a história do Barreiro, mais concretamente ao seu Património Edificado. Fonte: cm-Barreiro

Pistas relacionadas com o Barreiro e respectivas soluções, a negrito:
-Convento da Madre de Deus da Verderena, convento construído entre 1591 e 1609, tratando-se do 17º Convento da Província de Santa Maria da Arrábida. A sua fundadora foi Dona Francisca de Azambuja, esposa do Cavaleiro da Casa Real, Álvaro Mendes de Vasconcelos, perecido na batalha de Alcácer Quibir, em companhia de D. Sebastião. Foi classificado como Monumento de Interesse Municipal em 30/04/1999.
-Escola Secundária Alfredo da Silva, antiga Escola Industrial e Comercial do Barreiro, edificada em 1947 e remodelada em 1956. Destinava-se a ministrar cursos de carácter técnico, face à necessidade de formar operários especializados para o grande centro industrial que era o Barreiro nessa época.
-Quinta dos Lóios, antiga propriedade agrícola dos frades de Santa Eloy de Lisboa, que lhes terá sido doada no século XIII, por Martins Esteves Curvo, cónego de Lisboa. A propriedade é descrita no século XVIII como possuindo uma capela de Nª Srª do Bom Sucesso, possuía horta, grande vinha, lagar e marinhas de sal.
-“Os Penicheiros”, colectividade cujo edifício foi projectado pelo arquitecto barreirense Joaquim Cabeça Padrão.
-Adães Bermudes, arquitecto, vencedor da Medalha de Ouro de Exposição Universal de Paris, 1900, autor do projecto da antiga Escola Primária do Lavradio.
-Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, colectividade cujo edifício sede foi construído em 1930, sob projecto de José Pedro Campos, sócio da SDUB, que o ofereceu gratuitamente à associação.
-Associação Desportiva e Cultural “O Praiense”, associação cujo edifício apresenta arquitectura de tipologia Art Déco, com expressão plástica marcante, ao nível do seu enquadramento urbano, em pleno centro histórico do Barreiro. Construído nos primeiros anos do século XX, com utilização inicial de comércio no piso térreo e habitação nos pisos superiores. Após ter estado encerrado alguns anos, reabriu como pensão nos pisos superiores e café no piso térreo, onde foi local de encontro e tertúlias de muitas figuras barreirenses.
-Igreja de Nª Sª da Graça de Palhais, igreja de traça quinhentista, apresenta-se como um dos raros monumentos da arquitectura manuelina no concelho. Classificada como Monumento Nacional em 1922.
-Quinta Braamcamp, único complexo rural em plena cidade do Barreiro, cuja actividade cessou recentemente. Era composto inicialmente por casa de habitação, armazéns, moinho de vento e de maré e terras de cultivo. Actualmente propriedade da Sociedade Nacional de Cortiças, conserva ainda a antiga casa solarenga (século XIX), instalações agrícolas e um moinho de maré.
-Igreja Matriz de Santa Cruz, é conhecida a sua existência desde 1492, como uma das ermidas anexas à Matriz de S. Lourenço de Alhos Vedros, do qual o concelho do Barreiro fazia parte. Ao longo de séculos foi incorporando influências, cuja mais marcante é o seu portal renascentista, rasgado na fachada poente.

Espero que os barreirenses apreciem este meu passatempo...
-Clique na imagem para ampliar e imprima.
História do Barreiro em Palavras Cruzadas: Património Edificado GRELHA
História do Barreiro em Palavras Cruzadas: Património Edificado TEXTONota:
Se necessário, utilize os comentários para expor as suas dúvidas.

1 comentário:

  1. Acho interessante o trabalho de construir esses passatempos. Aliás já fui em tempos viciado em palavras cruzadas. Hoje só as faço se não tiver desocupado. Vi o seu perfil e o seu interesse por arte e pintura. Gostaria que visitasse os blogs:

    http://anacletomalagueta.blogspot.com/
    e
    http://barreiro-e-arredores.blogspot.com/

    Em ambas estas actividades sou puramente amador.

    ResponderEliminar

Para mecenas