12.12.07

Passatempo temático para imprimir: Palavras Cruzadas - Distritos de Portugal

Deixo aqui um problema de Palavras Cruzadas temático sobre os 18 distritos de Portugal.
A ideia de fazer este passatempo surgiu no momento em que ajudava a minha filha mais velha a estudar para um teste de Geografia.
Passatempo adequando a crianças de idade superior a 11 anos e não só...

Pistas
Nas horizontais temos:
Dois - Distrito inserido no fértil vale do Tejo, no centro do país, encravado entre a cordilheira central e as longas planícies alentejanas.
Três - Distrito limitado a norte pelo de Braga, a sul pelos de Aveiro e Viseu, a este pelo de Vila Real e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Cinco - Distrito cuja orografia é formada pela cordilheira que separa as bacias hidrográficas do Vouga e do Douro, passando entre os rios Paiva e Vouga. Das suas serras devem notar-se as de Moldes e S. Pedro Velho, esta com 1080 m de altitude. A altitude máxima do distrito verifica-se na Serra de Arade com 1097 metros.
Sete - Distrito situado a sul do rio Tejo, confina a norte com os distritos de Santarém e Lisboa, a sul com os de Beja, a leste com os de Beja e Évora, e a oeste com o Oceano Atlântico.
Nove - Distrito que ocupa a parte sul da província tradicional do Minho.
Dez - Distrito que compreende os concelhos de Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Onze - Distrito situado na parte oriental da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Doze - (...) do Castelo, distrito que abrange parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos concelhos de Melgaço e Arcos de Valdevez.
Catorze - Distrito situado na província tradicional da Beira Litoral, incluindo também concelhos das província da Beira Alta (2 concelhos) e da Beira Baixa (1 concelho).
Quinze - Vila (...), um dos dois distritos que constituem a província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo limitado ao norte pela Espanha, a sul pelo de Viseu, do qual é separado pelo Rio Douro, a leste pelo de Bragança e a oeste pelos de Braga e Porto.

Nas Verticais:
Um - Distrito localizado no extremo sudoeste da Península Ibérica, no sul de Portugal.
Três - Distrito integrado no Alto Alentejo, sendo limitado a norte pelo de Castelo Branco, a sul pelo de Évora, a oeste pelo de Santarém e a leste pela Espanha.
Quatro - Distrito cuja morfologia é marcada e relativamente plana e suave, destacando-se algumas áreas de altitude superior, entre as quais: a de São Sebastião (441 m), a do Paço de Saraiva (282 m), a da Barroqueira (255 m) e a da Capela (262 m).
Seis - Distrito que ocupa a maior parte da província tradicional do Baixo Alentejo.
Oito - Distrito cujo litoral, quase todo caracterizado por costa de arriba, tem praias de grande atracção turística como a do Baleal, a de S. Pedro de Muel, a de S. Martinho do Porto, a da Nazaré e a da Foz do Arelho.
Onze - Castelo (...), distrito de que ocupa a maior parte da província tradicional da Beira Baixa, sendo limitado pela Espanha, a leste e a sudeste, e pelos distritos de Portalegre, a sul, de Santarém, a sudoeste, de Leiria, a oeste, de Coimbra, a noroeste, e da Guarda, a norte.
Doze - Um dos distritos mais montanhosos do País, dele fazendo parte os maciços das serras da Lapa, Leomil, Montemuro, Caramulo e algumas ramificações da Estrela; a sua maior altitude é na Serra de Montemuro, a 1381 m.
Treze - Distrito que faz parte da província da Beira Alta e é limitado ao norte pelo de Bragança, ao sul pelo de Castelo Branco, a oeste pelos de Viseu e Coimbra, e a leste pela Espanha.

Fonte: Diciopédia

-Clique na imagem para ampliar e imprima.
Palavras Cruzadas: Distritos de Portugal - Grelha
Palavras Cruzadas: Distritos de Portugal - Texto

2 comentários:

  1. acho que isto é mt util pois na minha opiniao claro!!!.-.
    Eu daqui a 1 dia vou fazer um teste e sou do 4ºano e como no meu livro nao a possibiledade de faser lá os exercicios precisava de algo assim do género deste "Passatempo"
    Obrigado continuem assim
    P.S. - eu nao estou a utilizar juda de ninguem eu sou de 4ºano com mentalidade de pessoas de 7º obrigada e tenham um resto de uma bom trablho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário... atenção aos erros ortográficos:
    "não há possibilidade de fazer..."... e faltam muitos acentos...

    Boa sorte para o teste e volta sempre...
    ;-)

    PF

    ResponderEliminar

Para mecenas