26.6.08

Palavras Cruzadas com colaboração dos leitores: Sol

Eis as primeiras Palavras Cruzadas com colaboração dos leitores deste blogue.
Sol, nickname de quem colaborou comigo, sugeriu as seguintes seis palavras:
Esdrúxula
Capicua
Reviver
Ovo
Saias
Radar

Palavras essas que serviram de base ao seguinte passatempo:

Paulo FreixinhoClique na imagem para ampliar, imprima e divirta-se!

Sol (blogue): http://estoriasporcontar.blogspot.com/

Saiba que também pode colaborar comigo, sugerindo apenas seis palavras.
Coloque-as nos comentários deste post:
Palavras Cruzadas com colaboração dos leitores

Um abraço,
Paulo Freixinho

5 comentários:

  1. SOLUÇÕES:
    HORIZONTAIS:
    1- SOA. 4- EXEMPLO. 10- OUSOU. 11- SAIAS. 12- AD. 13- COSTUREIRA. 18- RADAR. 19- MEL. 20- APELO. 21- XÁ. 22- VI. 23- RIU. 24- CÉU. 25- BIS. 26- AC. 27- NA. 28- LEIVA. 30- UNE. 31- LANCE. 32- IA. 33- OVO. 35- TARA. 37- OLÁ. 38- TER.
    VERTICAIS:
    1- SOL. 2- OU. 3- ASMODEU. 4- EU. 5- ESDRÚXULA. 6- MA. 7- PILIM. 8- LA. 9- OS. 12- AU. 13- CAPICUA. 14- SAL. 15- TROCA. 16- REVIVER. 17- ALISA. 18- RARA. 25- BICAR. 27- NEOL. 29- ENTE. 31- LO. 32- IV. 34- VÁ. 36- AI.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo, tudo bem?

    Vim dar uma olhada no seu blog e agradecer por deixar sua contribuição no meu blog.

    Gostei muito do blog, já fui viciado em palavras cruzadas, do tipo que comprava uma revista por semana (só palavras cruzadas, mais de 200 folhas). Conseguia me controlar até hoje, mas você acaba de contribuir para uma recaída. :D

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá Tico Esteves!

    Obrigado pela visita e comentário!
    Revistas de passatempos com 200 folhas é coisa que em Portugal não existe... é muita folha e muito passatempo... vou ter de fazer uma coisa dessas um dia!

    Quanto à recaída... fique descansado que é uma recaída saudável!

    Espero então que passe por cá mais vezes e que se divirta a resolver os meus passatempos, certamente que encontrará algumas diferenças no português de Portugal em relação ao português do Brasil...

    Por incrível que pareça, até hoje, não houve um único leitor brasileiro que deixasse um comentário sobre essas diferenças... e olhe que tenho mais visitas brasileiras que portuguesas... será que nunca resolveram um dos meus passatempos?

    Um abraço,
    Paulo Freixinho

    ResponderEliminar
  4. Paulo,

    Olha só, a tal revista de 200 folhas é a Coquetel.

    Resolvi aproveitar a tarde para revirar um baú que tenho aqui com livros e revistas e encontrei um exemplar. Aproveitei para escrever um post no meu outro blog:

    Linketal.com/Você gosta de coquetel?

    Dá uma olhada lá que eu digitalizei a capa e coloquei no post. Além do endereço do site que é bem legal, aposto que você vai gostar e claro, aproveitei para indicar seu blog.

    A história de 200 páginas, na verdade, não é uma única edição e sim uma coletânea. No caso da imagem que deixei no post, são 144 páginas (três revistas em uma), mas já comprei com mais de 200, só não encontrei nenhuma para mostrar (mas juro que já comprei :D ).

    Quanto as diferenças na língua, existem sim, mas o fato é que nós brasileiros (ao menos eu) já estou me acostumando com o português de portugal, afinal, os blogs portugueses estão invadindo a blogosfera (diga-se de passagem, com muita qualidade) e a gente acaba se virando. Além disso, lendo a frase inteira, você acaba entendo o sentido da palavra. No jogo de palavras cruzadas isso complica um pouco, uma palavra isolada fica muito mais difícil de descobrir. Ou vai ver o pessoal é tímido mesmo :)

    Comigo você não precisa se preocupar, pois se não souber, pergunto mesmo!

    Um abraço e bom domingo Paulo!

    ResponderEliminar
  5. Olá Tico Esteves!
    Obrigado pelo excelente comentário!

    Parece que afinal não são 200 folhas, mas sim, 200 páginas... ;-)
    Assim já não me causa tanto espanto!
    Em Portugal, as revistas de passatempos têm, normalmente, 32 páginas. Alguns editores também fazem compilações onde costumam juntar, em média, 4 revistas, o que dará 128 páginas, para chegar às 200 páginas teriam de ser compilações de 7 revistas e isso já não há. Compilações com 200 folhas, isso daria 400 páginas... seriam mais de 12 revistas numa compilação e isso não há mesmo! ;-)

    De qualquer forma, espero um dia ter a oportunidade de editar algo que com muitas folhas... até poderão ser mais de 200, quem sabe!
    Mas fica muito caro fazer uma edição desse "calibre", só com apoios... quem sabe, um dia!

    Quanto à Coquetel, pois claro que conheço é uma editora com muita tradição na área dos passatempos, quando o novo Acordo Ortográfico entrar em vigor em Portugal, daqui a seis anos, os editores portugueses que se cuidem!

    Com o novo Acordo as diferenças entre as grafias desaparecem mas continuarão a existir diferentes entre os significados de algumas palavras e isso continuará a dificultar o entendimento, mas penso que com um pouco de "esforço" e boa votade consegue-se chegar lá!

    Mais uma vez, obrigado pela participação e pela referência ao meu blogue!

    Um abraço,
    Paulo Freixinho

    ResponderEliminar

Para mecenas