13.6.08

Palavras Cruzadas: Fernando Pessoa

Para assinalar os 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa, criei um problema de Palavras Cruzadas dedicado ao poeta.

Pistas que destaco:
-Fernando (...), um dos maiores génios poéticos da Literatura portuguesa.
-(...), cidade onde nasceu (13 de Junho de 1888) e morreu (30 de Novembro de 1935) o poeta.
-(...), cidade da África do Sul onde o poeta viveu a maior parte da sua juventude.
-(...), a sua principal obra em nome próprio (ortónimo), na qual exprime poeticamente a sua visão mítica e nacionalista de Portugal.
-Alberto (...), um dos heterónimos do poeta, nascido em Lisboa teria vivido quase toda a vida como camponês, foi o único a não escrever em prosa.
-Álvaro (...), um dos heterónimos do poeta, o único a manifestar fases poéticas diferentes ao longo da sua obra.
-Ricardo (...), um dos heterónimos do poeta, descrito como sendo um médico que se definia como latinista e monárquico.

Clique na imagem para ampliar e imprima.

Palavras Cruzadas para imprimirFontes: Wikipédia e Diciopédia

Biblioteca e espólio de Pessoa vão estar na Internet

Dois ambiciosos projectos de divulgação na Internet de materiais pessoanos, ambos envolvendo o investigador Jerónimo Pizarro, irão permitir que especialistas nacionais e estrangeiros tenham acesso online ao espólio de Pessoa, que neste momento ainda se encontra nas mãos dos seus herdeiros, bem como a todas as páginas de todos os volumes da biblioteca que pertenceu ao poeta, incluindo a centena e meia de livros e revistas que os familiares conservaram e que não estão, como os restantes - cerca de 1200 - na Casa Fernando Pessoa.

O projecto de digitalização integral da biblioteca de Pessoa conta com o apoio da Câmara de Lisboa e da Casa Fernando Pessoa. Será através do site desta instituição que, no futuro, os interessados irão poder folhear virtualmente os livros do poeta, nos quais este deixou uma abundante "marginalia", incluindo notas de leitura, poemas (alguns ainda inéditos) e uma grande variedade de outros escritos. A equipa de investigadores que trabalha no projecto digitalizou até agora 200 livros; prevê-se que, em breve, possam ser disponibilizadas na Net algumas dezenas de páginas, a título de arranque simbólico da iniciativa.


Fonte: Público
Ler notícia completa: AQUI

Imprima, divirta-se... comente!

Um abraço,
Paulo Freixinho

3 comentários:

  1. SOLUÇÕES:
    HORIZONTAIS:
    1- PESSOA. 5- ARCA. 9- UMA. 11- IAS. 12- RUGA. 14- ENTREI. 16- LISBOA. 17- IR. 18- COAR. 20- TER. 22- AD. 23- AN. 25- AUTOR. 27- MI. 28- DURBAN. 30- PAGO. 32- ART. 34- ORA. 35- GIRA. 38- IA. 39- MENSAGEM. 42- TATU. 43- MELOA.
    VERTICAIS:
    1- PÔR. 2- SIGLA. 3- OU. 4- AMEBA. 6- RIR. 7- CAEIRO. 8- ASIR. 10- ANO. 13- AIRADO. 15- TATUA. 18- CAMPOS. 19- ODIAR. 21- ETNA. 24- NU. 25- AB. 26- ROTA. 29- REIS. 31- GAMA. 33- RIMO. 35- GNU. 36- RAM. 37- AGE. 40- ET. 41- EL.

    ResponderEliminar
  2. Muito legal sua iniciativa. Não sou uma estudiosa de Pessoa, mas gosto muito dos trabalhos. Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Olá Berenice e obrigado pelo simpático comentário!

    Também eu não conheço bem a obra de Pessoa, mas o facto de ter criado este passatempo permitiu com que ficasse a conhecê-la um pouco melhor.

    Cumprimentos,
    Paulo Freixinho

    ResponderEliminar

Para mecenas