27.8.08

As Palavras Cruzadas são muito difíceis

Serão as minhas Palavras Cruzadas difíceis de fazer?

Tenho no meu cunhado um dos meus maiores "críticos" e admiradores.
Habituado a fazer Palavras Cruzadas e dono de uma cultura geral acima da média, foi ele que, há uns anos atrás, me "convenceu" a baixar o grau de dificuldade das minhas Palavras Cruzadas.

À medida que os anos vão passando, vou "afinando" a maneira de criar problemas de Palavras Cruzadas de modo a que o entretenimento e o conhecimento estejam interligados de uma forma harmoniosa.

Penso que de nada serve criar um passatempo demasiadamente fácil, do mesmo modo que não deverá ser demasiadamente difícil.
Por definição, um bom problema de Palavras Cruzadas é aquele onde a pessoa que o resolve chega ao fim com a sensação de ter aprendido algo.

Por norma, tento fazer com que as palavras menos conhecidas consigam ser encontradas com o cruzamento das letras de outras mais fáceis; é aqui que reside o "segredo" de um bom problema de Palavras Cruzadas.

Quando alguém reclama sobre o grau de dificuldade das minhas Palavras Cruzadas, queixando-se de serem muito difíceis, eu respondo:
"-Se num determinado passatempo, acontece desconhecermos uma certa palavra, apenas possível de encontrar após uma consulta às soluções, só temos é de aprender com isso!... quando ela voltar a aparecer já não causará tanta estranheza!... é essa a beleza das Palavras Cruzadas!..."

Se temos uma língua tão rica, teremos de conhecer o seu vocabulário o melhor possível e aí as Palavras Cruzadas têm um papel importantíssimo.

Embora não seja a favor de "facilitismos", tentarei cada vez mais tornar as minhas Palavras Cruzadas acessíveis ao maior número de pessoas possível, estando actualmente a trabalhar de modo a conseguir classificá-las em três graus de dificuldade: fácil, médio e difícil.

Se tem por hábito fazer as Palavras Cruzadas do Público, Jornal de Notícias ou Caras, diga-me:
Serão as minhas Palavras Cruzadas muito difíceis?

Um abraço!

4 comentários:

  1. Adorei seu comentário lá no Blog COQUETEL! rsrsr
    EU TB GANHO A VIDA COM PALAVRAS CRUZADAS! =)
    Vixi, isso dá nome para uma comunidade no orkut! ;)
    Bjs,

    ResponderEliminar
  2. Sim, não é só o Will Shortz que ganha a vida com as Palavras Cruzadas!... embora ele tenha uma "máquina" por detrás que o torna "diferente"... e uma conta bancária igualmente "diferente"!...
    ;-)

    Amplexos e ósculos!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Paulo!

    Tempos houve em que "devorava" palavras cruzadas e ainda agora as faço de vez em quando.
    A uma 1ª leitura, acho o seu blog interessante.
    Por isso, permito-me a ousadia, se não se importa, de o adicionar aos meus preferidos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Milouska!

    Obviamente que não me importo que adicione o meu blogue aos seus preferidos e espero que ache este blogue interessante sempre que o visitar... tem por aqui muitas Palavras Cruzadas para imprimir!...

    Um abraço!

    ResponderEliminar

Para mecenas