27.11.09

Nenhum Olhar, de José Luís Peixoto

Nenhum Olhar, do escritor José Luís Peixoto foi o livro que serviu de inspiração às Palavras Cruzadas que agora publico.

Paulo FreixinhoHá já algum tempo que li este romance (Prémio José Saramago 2001) mas só agora tive oportunidade de criar o passatempo baseado em algumas das palavras que fui seleccionando durante a leitura do livro, as seguintes:

Corcho
Esmarrido
Opa
Perene
Prenhe
Tarro
Terrincar
Varrascos

Clique na imagem para ampliar e imprima:

Paulo FreixinhoSite Oficial:
José Luís Peixoto

Nota: As 44 palavras que preenchem a grelha encontram-se na zona dos comentários, ordenadas alfabeticamente.

Amplexos e ósculos!...

5 comentários:

  1. AH
    AI
    AR
    ARO
    CACOS
    CASA
    CHI
    CORCHO
    DOER
    EFE
    EFUSO
    ESMARRIDO
    HOSANA
    IAS
    IE
    IRAR
    LAR
    MAR
    NÃO
    NO
    OPA
    ORAR
    ORO
    OURO
    PEIXOTO
    PERENE
    PRENHE
    PRIVAR
    RE
    RIMOU
    RIPA
    ROL
    RU
    RUA
    RUH

    SEARA
    SOL
    SUL
    TARA
    TARRO
    TERRINCAR
    UR
    VARRASCOS

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo, ^^

    bom, sou Tatiana e faço faculdade de Biologia na Ufpa, Pará. Eu e um grupo de estudantes estamos organizando um jornal científico para os estudantes de Ciências e queríamos muito que no jornal, na coluna de Entretenimento tivesse palavras cruzadas de temas científicos ( que muitos adoram fazer!), e achei o seu blog com essas cruzadas bem interessantes. Queria saber se teria alguma problema colocarmos suas cruzadas no jornal? pois ja procuramos em vários sitios e falamos com vários autores de cruzadas e todos pediram um preço, onde não temos como pagar, até por que o jornal irá ser de graça para os estudantes, os custos de impressão será da faculdade e apenas nisto nos ajudarão. O que você tem a nos dizer??

    meu e-mail é este: tatiana_braga1@hotmail.com


    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Não sei se reparou que eu sou português?...
    Se os autores de palavras cruzadas brasileiros lhe pediram um preço é porque fazer palavras cruzadas temáticas dá trabalho e, logicamente, o trabalho deverá ser remunerado...
    Se eu fosse brasileiro nem me importaria de vos ajudar, no entanto, dado que não sou, teria ainda que adaptar os passatempos para a realidade brasileira...
    A única hipótese será aproveitarem alguns dos passatempos do blogue e, nesse caso, deverão indicar a autoria e endereço do blogue.

    Boa sorte...

    Cumprimentos,
    PF

    ResponderEliminar
  4. Impressão minha ou detectei conteúdo xenofóbico? "Se eu fosse brasileiro nem me importaria de vos ajudar" - um tanto ambíguo o vocábulo "nem". Duas explicações plausíveis: 1ª- Não me importo de lhe ajudar, ou seja, isso não me daria trabalho. 2ª Os brasileiros não se importam em ajudar os outros, ou seja, não são nada solícitos. Enfim, deixando de lado as interpretações, é bem complicado de entender a separação que ainda se dá entre ser brasileiro e ser português como algo crucial. Lamentável.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,
    é impressão sua... não existe aqui qualquer espécie de conteúdo xenofóbico.
    Aquele meu comentário é de 2009, ano em que não estaria em condições de poder ajudar, precisamente porque não sou brasileiro... "se eu fosse brasileiro" seria, logicamente, mais simples... quer ao nível da ortografia quer ao nível da semântica estaria muito mais à-vontade... em 2009 o Acordo Ortográfico ainda seria uma "dificuldade"... tinha tudo que ver com falta de disponibilidade para aceitar o que me pediam... ainda por cima pretendia-se um passatempo muito específico (seria muito trabalhoso)... quanto a mim, o que até poderá causar mais indignação será logo o início do meu comentário "reparou que eu sou português?"... já tive pedidos de pessoas que pensavam que eu era brasileiro, daí a pergunta (não tem nada que ver com xenofobia)... espero que o seu próximo comentário seja sobre os passatempos que disponibilizo neste blogue para o mundo inteiro... um abraço...

    ResponderEliminar

Para mecenas