19.3.10

Provérbios alusivos ao Pai

A filha pensa na boda e o pai na sementeira.
A pai avarento, filho pródigo.
A pai ganhador filho gastador.
A quem bem me mantém chamo pai e mãe.
A quem matares o pai não lhe cries o filho.
Amor de pai que todo o outro se vai.
Aonde me vai bem, aí tenho pai e mãe.
Bácoro de Janeiro com seu pai vai ao fumeiro.
Boa vida pai e mãe olvida.
Bom é ter pai e mãe, mas comer e beber rapa tudo.
Cada um é filho de seu pai.
Casa de pai, vinha de avô.
Casa de pais, escola de filhos.
Dá o pai ao filho que nada merece; nunca o filho dá ao pai sem interesse.
De pai coxo, filho aleijado.
De pai mau, filho bom, lá virá neto que saia ao avô.
De pai santo, filho diabo.
De pai vilão, filho fidalgo, neto ladrão.
Deus é pai, não é padrasto.
Diz-me quem são teus pais, dir-te-ei a quem sais.
Espera do filho o que fizeste ao pai.
Filho és, pai serás; conforme fizeres, assim acharás.
Honrarás pai e mãe.
Irmão maior, pai menor.
Mais quer o menino à mãe que o amima do que ao pai que o doutrina.
Mais vale ruim pai que bom padrasto.
Muito trigo tem meu pai em um cântaro.
Não ensines o Pai Nosso ao vigário.
Não houve filho desperdiçado que não tivesse pai aproveitado.
Não houve pai desperdiçado que não tivesse filho aproveitado.
Nem o pai morre, nem a gente almoça.
Ninguém sabe ser filho senão quando chega a ser pai.
O acaso é pai dos ignorantes.
O bom pai ame-se e o mau sofra-se.
O bom pai ame-se e o fraco sopre-se.
O medo é o pai da crença.
Oliveira, a do meu avô; figueira, a do meu pai; vinha, a que eu puser.
Pai ardente faz o filho desobediente.
Pai galego, filho fidalgo, neto ladrão.
Pai ganhador, filho gastador.
Pai impertinente faz o filho desobediente.
Pai não tiveste, mãe não temeste, diabo te fizeste.
Pai rico, filho nobre, neto pobre.
Pai velho e manga rota não é desonra.
Por falta de homens fizeram meu pai juiz.
Qual o pai tal o filho, qual o filho tal o pai.
Quem gabará a moça? É o pai que a quer casar.
Se meu pai não morresse, ainda agora era vivo.
Se o pai é bom, adora-se, se não presta, respeita-se.
Tal pai, tal filho.
Um pai para cem filhos e não cem filhos para um pai.

Fontes: Diciopédia e Provérbios Portugueses, de António Moreira.

História e Palavras Cruzadas relacionadas com o Dia do Pai:
Palavras Cruzadas: Dia do Pai

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas