13.3.12

Que importância têm as Palavras Cruzadas?

Na passada quinta-feira, dia 8, Dia da Mulher, fui até São João da Madeira onde, pela primeira vez, estive numa escola para falar sobre Palavras Cruzadas… na realidade, estive em duas.

Estreei-me nestas andanças, na escola EB 2,3 de São João da Madeira onde passei a manhã a falar com alunos do 5º e 8º anos.
Não estive sozinho, tive a companhia da escritora Sílvia Alves e estivemos a falar sobre o blogue Sabe Mais k(que) os teus Pais.


Os alunos estiveram muito atentos e participativos… ouviram histórias, fizeram perguntas e Palavras Cruzadas.
A turma do 8º ano tinha-me enviado uma lista de palavras retiradas do conto ‘Saga’, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Levei-lhes um pequeno passatempo, um acróstico, relacionado com o conto (não tive tempo para mais) e prometi-lhes que faria umas Palavras Cruzadas com a maior parte das palavras que me enviaram (foram muitas e boas).


Na parte da tarde foi a vez do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.
Voltei a ter a companhia da Sílvia e estivemos a falar com alunos do 3º ano, muito novinhos mas muito interessados e atentos.
Mais uma vez, falámos do “Sabe Mais”, de livros e fizemos Palavras Cruzadas.
Gostaram muito e tiveram direito a uma lembrança, crachás do 'Sabe Mais…'... adoraram, claro.

Com alunos do 3º ano das Escolas Básicas dos Ribeiros e Espadanal
Para terminar, uma turma do 9º ano... aí, fiquei sozinho.
A tarefa não era fácil, grandes para falar do 'Sabe Mais...', novos para falar do livro ‘Palavras Cruzadas com Literatura’… falámos das duas coisas.

Pouco habituados a fazerem Palavras Cruzadas, tiveram de me ouvir durante 45 minutos… "coitados"... ;-)… mas correu bem.
A pergunta que se impunha: quem é que aqui já fez umas Palavras Cruzadas?...
Por acaso, não estava à espera de ver tantos braços no ar… graças à Dica da Semana… já não é mau!... Foi interessante falar com eles… vivem tempos tecnológicos, talvez demasiado tecnológicos, mas as coisas são como são… os alunos que estavam na sala não morriam de amores por livros mas sempre há um ou outro que lê.
E porque estávamos num dia especial, perguntei-lhes se queriam fazer umas Palavras Cruzadas sobre o Dia da Mulher… quiseram… :-)... e foram bastante participativos, tiveram paciência para fazer o passatempo até ao fim.


Mas não posso deixar de referir duas situações:
Na grelha, apareceu a palavra FACE, sinónimo de rosto… alguém pronunciou essa palavra em inglês… a outra, sinónimo de CRAQUE… alguém disse: “droga”… pois… eu estava a ler o enunciado… disse-lhe: “é craque, palavra portuguesa, a solução tem só duas letras, é ÁS…
Aproveitei para lhes perguntar: “quem é que gosta mais de Inglês do que de Português?”… ui… tantos braços no ar…

Termino com a resposta a uma das perguntas que fiz: “que importância têm as Palavras Cruzadas?”… uma aluna respondeu: “aumenta o nosso vocabulário.”… é isso mesmo, simples…

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas