9.3.12

Saga

Saga, da obra Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, foi o conto que serviu de inspiração ao acróstico aqui publicado.
A palavra que lhe serve de base, NAUFRAGADO, foi extraída do seguinte trecho:

- Quando eu morrer - pediu Hans - mandem construir um navio em cima da minha sepultura.
- Um navio? - murmurou o filho mais velho.
- Um navio como?
- Naufragado - disse Hans.

Este passatempo resulta de uma parceria com o 8.º A da E.B. 2, 3 de S. João da Madeira, turma que me enviou, dias antes da minha ida à referida escola, uma lista de palavra retiradas do conto (32 palavras).
A ideia era eu cruzar essas palavras num passatempo... mas eram muitas e não tive tempo... tive de "improvisar"... fazer um passatempo mais simples.
Mesmo assim, estava sem tempo... tinha ensaio à noite e um comboio que partiria às 7:00.
Ensaiei, cheguei a casa já depois da meia-noite mas ainda fiz questão de fazer o passatempo no papel... não poderia desapontar estas crianças.
As 4:00 estava a acordar para fazer o passatempo... felizmente, consegui.
Fizemos o passatempo lá na biblioteca da escola... as crianças gostaram, tinham a "lição" bem estudada, e eu prometi que ainda faria o tal passatempo com a maior parte das palavras que me enviaram.

Para ajudar, deixo a lista, das palavras utilizadas neste acróstico, por ordem alfabética:

Caleidoscópio
Feérica
Grumete
Hans
Porto
Procelária
Saga
Singraduras
Taciturno
Vig

Clica na imagem para ampliar, imprime o passatempo e diverte-te!

Paulo Freixinho

As Palavras Cruzadas fazem bem ao vocabulário e à ortografia. Segue a ligação e experimenta:
Palavras Cruzadas para crianças e jovens (na realidade, são Palavras Cruzadas para a família toda)

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas