15.4.12

A Mãe Que Chovia

O dia de hoje fica na (minha) história como o dia em que participei pela primeira vez na Hora do Conto levada a cabo por uma livraria, no caso, pela Bertrand Barreiro.

(Foto de Teresa Mourão)
'A Mãe Que Chovia', o primeiro livro "infantil" de José Luís Peixoto, foi o livro escolhido.
Foi um prazer enorme poder fazer uma coisa destas... ler em público um livro acabadinho de sair de um escritor que admiro muito... fiz de anagnosta e a experiência correu bem...
Como não poderia deixar de ser, criei um passatempo... no entanto, fiquei um pouco indeciso quanto à utilização das regras da nova ortografia.
Apesar de não concordar com todas as regras, penso que, a partir do momento em que o AO é aplicado nas escolas, devo acompanhar essa aplicação... penso sempre nas gerações mais novas.
No entanto o autor optou por manter a ortografia antiga, respeito isso, tal como espero que respeitem as minhas opções.
Tudo isto para dizer que no passatempo mantive a ortografia dos trechos utilizados mas optei por alterar a grafia da palavra pára-quedas... no passatempo terá de ser escrita sem hífen (no passatempo, poucos já a escreveriam com acento).
Resolvi também "inovar"... a numeração da grelha não está seguida... isso acontece para que as palavras sejam lá colocadas respeitando a ordem de aparecimento no texto original... uma outra forma de contar a história, através de um passatempo.
E chega de conversa.

Clica na imagem para ampliar, imprime o passatempo e diverte-te!


Palavras utilizadas:
Amor
Brincadeiragem
Carinho
Chover
Chuva
Filho
Lágrimas
Paraquedas
Sazonal
Secreto
Tamanduá (foto)
Verão
Verdejante

Palavra que muda com o AO: Actividade - Atividade

Amplexos e ósculos!...

2 comentários:

  1. Pela cara da miúda, foi um sucesso! Está agarrada às suas palavras. Muito bem. Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Helena, os míudos estiveram muito atentos, e as mães dos miúdos... esta esta história é também para as mães.
    Depois contei outras histórias e no final foram as próprias crianças que leram em voz alta e não paravam de ir buscar livros às prateleiras... foi um momento muito bonito... Boa semana!... ;-)...

    ResponderEliminar

Para mecenas