3.6.12

Workshop de Palavras Cruzadas em Pontével

Parece que vou ter de me habituar a esta palavra "moderna": workshop... "mais prático" do que dizer oficina de formação (qualquer dia não falamos português, mas isso é outra história).


Pois, lá me desloquei a Pontével para participar na primeira Feira do Livro desta freguesia do concelho do Cartaxo, organizada pela Associação de Pais do Agrupamento D. Sancho I.


Posso dizer que o tal «workshop» correu muitíssimo bem.


A assistência que ocupou quase todas as cadeiras disponíveis na pequena, mas acolhedora, Biblioteca de Pontével, composta por idades muito variadas, estava curiosa.


Comecei por falar do Sabe Mais k(que) os teus Pais.
Contei-lhes como surgiu a ideia de criar um blogue com as características do 'Sabe Mais...' e fizemos um primeiro passatempo: sinónimo de comichão... lá aprenderam que é uredo.
Perguntei-lhes se queriam fazer mais um passatempo... disseram que sim... :-)
Já deu para ver que as crianças adoram fazer Palavras Cruzadas.




Depois foi a vez dos mais crescidos... os que dizem não terem tempo para fazer Palavras Cruzadas... que são muito difíceis... eu assegurei-lhes que iriam fazer - até ao fim - o passatempo que tinha preparado especialmente para o evento... e assim aconteceu.
Acho que ficaram surpreendidos por verem a história da sua vila num jogo de Palavras Cruzadas.


Também lhes perguntei se queriam fazer outro passatempo... quiseram... :-)
Falei sobre o meu gosto pela leitura, mostrei o caderninho onde anoto palavras, perguntei se também gostavam de ler: que sim... pedi que mencionassem o nome de um autor português... alguém disse, Saramago... pedi a esse alguém que sugerisse um livro do autor: Caim... eu estava com acesso ao blogue.
Ficaram admirados por, rapidamente, verem na tela que tinham à frente uma foto do passatempo junto do livro... fizemos as Palavras Cruzadas inspiradas no vocabulário do 'Caim'... :-)
Estas deram mais luta, eu próprio já não me lembrava de algumas das palavras... mas lá fizemos o passatempo até ao fim e todos aprendemos mais um pouco.
No total, fizemos quatro Palavras Cruzadas... muitas perguntas... muitos sorrisos... cerca de duas horas que passaram a correr.
Depois foi tempo de assistir à participação da Academia de Acordeões do Cartaxo... muito bom.


Havia também um Espaço Tertúlia, com doces, café e chá... a organização fez questão de me oferecer o lanche, a mim e à minha família... um gesto muito simpático, mas fiz questão de também contribuir.
A tarde estava a terminar e ainda deu para conhecer um pouco de Pontével.




No final, fui surpreendido com umas ofertas do simpático Presidente da Junta... fiquei sensibilizado, foi a primeira vez que tal me aconteceu.


Obviamente, retribuí... ofereci à Biblioteca de Pontével um exemplar do livro 'Palavras Cruzadas com Literatura', mas com uma condição: fazerem todos os passatempos do livro... ;-)
As Palavras Cruzadas que dediquei a Pontével também ficaram lá para que fossem feitas pelos frequentadores da Biblioteca (tinha imprimido umas quantas).
E pronto, foi assim... ontem, Pontével foi a Capital das Palavras Cruzadas... espero voltar.

Amplexos e ósculos!...

4 comentários:

  1. ...sabe bem estar com boa Gente, não sabe?

    ResponderEliminar
  2. Para quando um segundo livro de palavras cruzadas? a minha avó adorou o primeiro (com 86 anos é uma "freak" das palavras cruzadas) e está ansiosa por outro livro...

    ResponderEliminar
  3. Veremos se em breve... ;-)...
    Espero que o neto siga os bons exemplos da avó para quem deixo um ósculo... e claro, um amplexo para o neto.
    ;-)...

    ResponderEliminar

Para mecenas