13.10.12

Palavras Cruzadas também é Cultura

Hoje, dia 13 de outubro de 2012, a Cultura manifesta-se em vários locais do país, o país chama-se Portugal.
Várias áreas da Cultura vão estar representadas: Música, Teatro, Cinema, Literatura, Pintura... Arte.

A Cultura manifesta-se

Não consigo imaginar um país sem todas estas manifestações culturais…

A Cultura é essencial para as pessoas, as pessoas são essenciais para a Cultura.
Comida na mesa alimenta o corpo, Cultura alimenta-nos a alma… sim, é essencial.

Não vou aqui falar de política... não gosto de partidos… eu gosto de pessoas… apenas gostaria que quem nos «governa», qualquer Governo, tivesse em conta uma simples palavra: Dignidade.

Eu quero que mais Pessoas vão ao Cinema, ao Teatro, a um Concerto… eu quero que mais Pessoas possam comprar um Livro… possam adquirir uma Peça de Arte… uma Peça de Artesanato… eu quero que (também) as Pessoas que se dedicam à Cultura consigam ter uma vida digna.

E as Palavras Cruzadas?
Também fazem parte da Cultura… também gostava que mais pessoas fizessem Palavras Cruzadas.

Muita gente fica admirada como é que eu consigo ganhar a vida apenas com as Palavras Cruzadas… a família fica preocupa… pois, com muito trabalho, muita dedicação… com muito prazer… e claro, com muito sacrifício e humildade.

Há 23 anos que me dedico exclusivamente aos passatempos.
Por ser algo pouco comum e por trabalhar para uma agência, sempre tive muito trabalho… até um dia… há sempre um dia em que as coisas mudam.

Em 2006 os meus rendimentos baixaram bastante… por cansaço (senti que precisava de abrandar o meu ritmo de trabalho) e, também, por “culpa” do Sudoku… e os rendimentos continuaram a baixar… nessa altura, ou mudava de vida, ou lutava… lutei.

Em 2007 criei este blogue.
Mostrei ao mundo o meu trabalho, até então feito sob anonimato… pus em prática o significado da palavra «xurdir» e muita coisa mudou... vieram as Redes Sociais, conheci pessoas, dediquei-me à leitura… em 2011, publiquei um livro.

As coisas também mudam para melhor.

Apesar de vivermos tempos muito complicados, também são tempos de mudança…

Hoje a Cultura manifesta-se na rua e eu manifesto-me aqui, neste blogue, pelas Palavras Cruzadas.
As Palavras Cruzadas também são Cultura… as Palavras Cruzadas são um meio de divulgação da Cultura.
As centenas de passatempos que disponibilizo neste blogue têm divulgado Literatura, Música, Cinema, Teatro… Pessoas… Palavras.

As Palavras Cruzadas precisam de jornais, precisam de revistas mas também precisam que mais pessoas façam Palavras Cruzadas.

E agora dirijo-me às Pessoas, aos Escritores, aos Professores, aos Leitores deste blogue e a quem acompanha o meu trabalho nas Redes Sociais: ajudem-me a divulgar as Palavras Cruzadas.

Contam-se pelos dedos das mãos (mais um ou dois dedos de um pé) as pessoas que habitualmente divulgam os passatempos que vou publicando... é pouco… claro, isso deixa-me triste.
Gostava que isso mudasse (só um bocadinho e eu já ficava mais feliz)… os autores precisam desses gestos… apesar de sentir que o meu trabalho é reconhecido, essa divulgação é essencial para que as “coisas” continuem a acontecer... para que mais pessoas façam Palavras Cruzadas.

Apesar de tudo, as tais “coisas” continuam a acontecer e eu continuo a pensar que valeu (que vale) a pena lutar pelos sonhos.

Palavras Cruzadas também é Cultura e a Cultura manifesta-se hoje por um país/mundo mais digno.

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas