4.6.14

As primeiras Palavras Cruzadas publicadas em Portugal

A 3 de junho de 1925, apareciam em Portugal as primeiras Palavras Cruzadas em jornal, publicadas pelo semanário desportivo portuense, o 'Sporting'.
Fiquei a conhecer esta curiosa (preciosa) informação através do Facebook (é, também serve para este tipo de coisas). Entrei prontamente em contacto com a administração da página Sporting - Antigo Jornal Desportivo Portuense e perguntei se me arranjavam uma imagem deste precioso jogo de Palavras Cruzadas, o primeiro... aliás, «Palavras Crusadas», com «s», assim se escrevia em 1925... publicaram hoje essa imagem, o que agradeço publicamente.

Passatempo publicado no jornal desportivo portuense, o 'Sporting'

Não perdi tempo, fiz o passatempo. Foi muito curioso... um prazer... fiquei a conhecer o pugilista Santa Camarão, considerado um dos melhores pugilistas portugueses, o «gigante de Ovar» (2,06 m)... pesquisei e fiquei a saber que foi ele quem pela primeira vez falou português no cinema: 'Liebe Im Ring' (Love in the Ring) - 1930.
Mais coisas curiosas...
Em 1925 escrevia-se «horisontalmente», «fructo», «aso», «quado» (?)...
Num simples jogo, com poucas palavras, cruzam nu e nua ("Como EVA no Paraíso.")... ehlá!... como Eva no Paraíso... nua... em 1925?... muito bom... vou aproveitar esta pista.

Amplexos e ósculos!

2 comentários:

  1. Cruzadas com s? Desconhecia. Sempre a aprender.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Helena... e só agora é que reparei: "Horisontalmente"... ;-)...

    ResponderEliminar

Para mecenas