2.12.14

Palavra mágica

Ter a palavra «xurdir» entre as 10 candidatas a Palavra do Ano é inusitado, extraordinário... maravilhoso.
Independentemente do resultado final, esta palavra já ganhou... ontem deixou de ser conhecida (quase) apenas por quem acompanha o meu trabalho... passou a ser conhecida por milhões de pessoas. Ganhou uma nova vida.
Li por aí que a palavra tinha pó... não tinha... não tem.
Quando a descobri, em 2009, escondida no dicionário, tratei de deixá-la bem apresentável para agora estar onde está... cheia de força entre palavras, umas da moda, outras com uma carga negativa tal que não gostava mesmo nada de as ter como Palavra do Ano.
Foi lindo ver a palavra em títulos de artigos jornalísticos. Foi lindo ver e ouvir o José Rodrigues dos Santos a dizê-la em horário nobre.
Um regionalismo, diz-se. Prefiro um regionalismo a um anglicismo.
Uma palavra que tem origem em Trás-os-Montes/Galiza. Segundo li, também faz parte do léxico Mirandês com o significado de «fazer».
Já agora, e porque já surgiu essa dúvida, «jurdir» é sinónimo de «xurdir» (Dicionário de Trasmontanismos, de Adamir Dias e Manuela Tender).
Como já referi, descobri esta palavra em 2009. Já andava a fazer pela vida em 2007, o ano em que criei este blogue por sentir que tinha de fazer algo pelas Palavras Cruzadas, pelo meu trabalho. O blogue mudou muita coisa... para melhor, obviamente.
Quando descobri que havia uma palavra que significava «fazer pela vida», fiquei encantado... mesmo.
A partir desse dia decidi que iria fazer com que a palavra fosse conhecida. É essa uma das funções de um autor de Palavras Cruzadas.
O dia de ontem foi um Prémio... com letra grande, sim.
Esta palavra não é coisa de "coitadinhos" ou "pobrezinhos". É uma palavra relacionada com todos aqueles que acreditam no valor do seu trabalho, nas suas capacidades... que acreditam nos seus sonhos... que não se deixam abater pelo estado presente das coisas, pelas dificuldades... que lutam.
O ser humano tem essa capacidade incrível de fazer acontecer.
Xurdir é uma palavra positiva.
Xurdir é uma palavra mágica.

Ligações relacionadas:
Não sabe o que é “xurdir”? Ai sabe, sabe (entrevista sobre a "tal" palavra dada a Rita Pimenta para o jornal Público)
Palavra do Ano 2014  (clique para votar)

Amplexos e ósculos!...

2 comentários:

  1. Utilizo quase diariamente o site Infopédia da Porto Editora e foi aí, no destaque para a votação, que vi a palavra xurdir pela primeira vez. Acho que foi amor à primeira vista, confirmado, depois, quando verifiquei o seu significado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Luísa, tem um significado incrível... não pelo mourejar ou trabalhar sem descanso (significados com conotação menos positiva) mas pelo «fazer pela vida»... é mesmo uma palavra mágica... obrigado pelo comentário... :-)...

      Eliminar

Para mecenas