2.4.15

Mungangos

Mungangos são caretas.
A palavra que dá título a este post é o que eu julgo perceber num diálogo entre o Eduardinho e o Lojista do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira (minuto 43:23)... apesar de eu ouvir «munguengos» mas há que ter em conta a pronúncia do Norte:


Há muito que tento perceber o que ali é dito... anos. Tenho utilizado o Facebook solicitando ajuda mas ainda não conseguimos chegar a uma conclusão: munguinhos, minguinhos (como diminutivo de Domingos, suposto nome do lojista que no filme acho que não tem nome... é apenas o Lojista) têm sido sugestões por lá deixadas mas eu continuo inclinado para «mungangos»...

Tanta insistência tem uma razão de ser: pretendo fazer um passatempo com vocabulário do filme e esta é a única palavra que me falta perceber.
Obviamente, também gostava de ter a ajuda dos leitores deste blogue.

Obrigado, Manoel de Oliveria (1908-2015).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas