7.1.16

Primeira ida à escola do ano

Hoje estive na EB1 N.º 6 do Barreiro, do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, para  fazer uma sessão de Palavras Cruzadas com alunos do 4.º ano.
Este ano de 2016 deverá ser rico em idas a escolas, não só porque lancei o 'Sabe Mais k(que) os teus Pais' mas porque também estou a colaborar com a Câmara do Barreiro.
As próximas quartas-feiras estão já agendadas e uma delas será na minha escola primária... vai ser (ainda mais) especial.
E como correu?
Muito bem (mesmo).
O dia começou com o stress habitual... um stress "controlado"... acordar cedo para enviar trabalho e fazer um passatempo dedicado ao Dia de Reis... estava já sem tempo para paginar o passatempo pelo que foi tudo alinhavado numa folha de papel.
Chegado à escola, e enquanto esperava que me levassem até à professora, fui abordado por um rapazito que me perguntou: "é o senhor que nos vai dar a aula?"... era...
E lá fui "dar a aula".
Apresento-me, pergunto-lhes se costumam fazer Palavras Cruzadas (muitos dedos no ar)... ehlá!...
Porque tenho muito respeito pelos professores, digo-lhes sempre: "não sou professor, sou o Paulo!"... volta e meia: "professor!"... "não ouvi!"... "Paulo!"... ;-)
Começámos por um passatempo do 'Sabe Mais' onde ficaram a conhecer o significado de «Epifania», seguido de um acróstico sobre o Dia de Reis.
"Sabem o que é um acróstico?"
"Sim!... escrevemos um nome na vertical e na horizontal escrevemos qualidades e defeitos dessa pessoa"... ehlá!... ;-)
É muito giro ver que começam tímidos e que à medida que avançamos no passatempo essa timidez desaparece... a maior parte deles quer ir ao quadro muitas vezes e adoram apagar as grelhas...
Há sempre algum que não tem grande vontade de ir ao quadro, foi o que voltou a acontecer hoje (deixei-o estar)... passado pouco tempo era um dos que mais vezes queria ir ao quadro... ;-)...
"Querem fazer mais algum passatempo?"
"Siiimm!!!"... Adoro!
A sessão era de uma hora, passou a hora e meia... :-)
Apreenderam as seguintes palavras difíceis: epifania, ósculo, amplexo e, claro, xurdir... a tal palavra... "é a minha palavra favorita, significa fazer pela vida... no vosso caso, fazer pela vida é estudar"... "pois é!"... alguém me disse prontamente... :-)...
"vens amanhã?"... ;-)
Gostaram, a professora gostou e ficou a vontade de me terem lá novamente... :-)
Foi um prazer... quarta-feira há mais, noutra escola... :-)

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas