14.6.16

Palavras Cruzadas para crianças na Feira do Livro

Terminada que está a Feira do Livro de Lisboa é altura de fazer balanços.

Este ano, a Feira teve sessões de Palavras Cruzadas para crianças e isso é tão mas tão importante que ao frisar essa importância até parece exagero… mas não… é mesmo importante.
Estive lá com o 'Sabe Mais k(que) os teus Pais', no pavilhão da Babel, todos os domingos de manhã e no Dia da Criança. No Dia da Criança estive acompanhado pela Maria Del Toro, a ilustradora. A Sílvia Alves (Bruxinha), autora das histórias destes livros, a morar em Chaves, não esteve fisicamente mas "esteve".

Quatro dias com sessões de Palavras Cruzadas.


Criei dois passatempos a partir de duas palavras «escanifobéticas» (esquisitas) relacionadas com livros, «bibliófilo» e «fitilho».
Levei um quadro preto, giz e apagador… apenas esta “tecnologia”.
Sentei-me numa pequena cadeira (que aguentou com o meu peso) e esperei por miúdos curiosos… também é necessário que haja graúdos curiosos (pais atentos)… e eles apareceram.
Apareceram miúdos e graúdos muito participativos e bem-dispostos o que resultou em sessões muito divertidas.

Sabe mais k(que) os teus Pais - Paulo Freixinho

Tive miúdos muito bons a Português e outros com dificuldades.

Apesar de o ‘Sabe Mais k(que) os teus Pais’ estar indicado para 8-12 anos, estiveram nas sessões crianças mais novas que conseguiram fazer os passatempos, com pouca ajuda, e outras, mais crescidinhas, que revelaram algumas dificuldades no vocabulário e ortografia.

E é nos casos em que as crianças têm mais dificuldade que as Palavras Cruzadas podem ajudar (muito).
Os pais mais atentos viram isso e levaram os livros.

Cada um destes passatempos tem a particularidade de ensinar uma palavra difícil que, normalmente, nem os pais conhecem, mas enquanto procuram decifrar a tal palavra «escanifobética» testam o vocabulário e a ortografia em palavras muito mais simples que, mesmo assim, podem causar algumas dúvidas. Por exemplo:

Escrever «marcão» em vez de «marcam»
Escrever «riu» em vez de «rio»
Dificuldades nos ditongos
Confundir vogais com consoantes, antónimos com sinónimos e sinónimo com verbos
Um dos passatempos começava pela palavra «folhear», uma palavra, não raras vezes, trocada por «desfolhar»… os miúdos aí até se “safaram” mas houve alguma dificuldade na ortografia… houve quem escrevesse «folhiar».

Identifico-me muito com essas crianças que têm mais dificuldade na ortografia e mesmo no vocabulário… eu fui assim… é, fui ter às Palavras Cruzadas por sentir que tinha essas dificuldades e depois deu no que deu.
É por isso que não me canso de tentar mostrar a utilidade das Palavras Cruzadas.
É por isso que Adoro estas sessões de Palavras Cruzadas (que passam a correr).

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas