3.4.17

Palavras angolanas

O mês passado foi generoso em idas a escolas.
Numa das últimas sessões de Palavras Cruzadas fui abordado por um aluno do 8.º ano que me disse ter gostado (muito) de aprender palavras novas: "como é que arranjava tantas palavras interessantes?" (perguntou)... respondi-lhe.
Esse aluno, filho de pais angolanos, quis saber onde poderia encontrar, online, Palavras Cruzadas feitas por mim e mostrou um grande interesse pelas palavras (escreve poemas).
Disse-lhe que, se quisesse, podia sugerir-me palavras angolanas para eu utilizar num passatempo.
E assim fez. Dias depois voltei à escola para mais algumas sessões de Palavras Cruzadas e ele veio ter comigo com uma lista de palavras (e definições).
Expliquei-lhe que as palavras angolanas aparecem escritas de diferentes formas e que eu iria tentar confirmar a grafia das palavras que me sugeriu (talvez precisasse de alterar a grafia de uma ou outra palavra... e assim aconteceu).
Algumas palavras vão alternando na grafia entre o «k» e o «c», outras entre o «ch» e o «x» o que complica, pois não consigo encontrar todas as palavras dicionarizadas.
Às palavras sugeridas por esse aluno juntei mais algumas retiradas da obra do escritor angolano Ondjaki e outras do evento Palavra do Ano 2016 - Angola (e até nessas duas fontes encontrei grafias diferentes).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas