22.9.19

Há 10 anos descobri uma palavra "mágica"

Faz, precisamente hoje, 10 anos que, num dicionário, descobri a palavra «xurdir».

Palavras Cruzadas Paulo Freixinho

Andava eu a abastecer a minha base de dados quando, na letra X, encontrei a palavra xurdir - lutar pela vida, mourejar.
Apesar de me ter encantado logo pelo vocábulo pois andava a «xurdir» (bastante) nessa altura (ainda ando mas em 2009 estava a tentar "salvar" a minha profissão), não gostei especialmente das duas definições: «lutar pela vida» costuma aplicar-se a quem está à beira da morte e «mourejar» é trabalhar como um mouro (não gostei) ou trabalhar muito (é isso), sem descanso (é mais ou menos isso). 
Optei pela definição «fazer pela vida»... mais positiva.
Xurdir é lutar pelos sonhos... fazer com que se realizem.
Xurdir "empurra-nos" para a frente... é uma palavra que encoraja, que estimula.
A partir desse dia, comecei a divulgar a palavra... levei-a para as Palavras Cruzadas.
Passou a ser a minha palavra favorita.
Em 2014, com a ajuda das Redes Sociais, conseguimos colocá-la entre as 10 candidatas à Palavra do Ano (evento da Porto Editora)... a palavra ficou em segundo lugar, atrás de Corrupção (palavra vencedora) e à frente de Selfie... incrível... irrepetível... de regionalismo trasmontano, oriundo do mirandês, praticamente desconhecido, passou a fazer parte do vocabulário de muitas pessoas.
Foi lindo!...
No próximo dia 28, inserido nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, estarei pelo passadiço de Alburrica, no Barreiro, no local onde, em 2014, pintei a palavra e sua definição, numa parede de um barracão abandonado... não foi "vandalismo", foi «arte urbana»... cinco anos depois a palavra ainda por lá se encontra... quem sabe se um dia não fará parte do património do Barreiro (exagerado)... ;-)... talvez haja também uma exposição alusiva à palavra... já me perguntaram se "há bolo?"... veremos.

Sim, há 10 anos descobri uma palavra "mágica".

Ligação relacionada:
Xurdir - 10 anos (evento virtual e real)

Hashtag do dia:
#xurdir

Amplexos e ósculos!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas