27.9.07

História das Palavras Cruzadas

Deixo aqui o resumo da História das Palavras Cruzadas, da autoria do escritor brasileiro Sérgio Barcellos Ximenes.

Resumo da História das Palavras Cruzadas (escrito em português do Brasil)

-A origem da prática lúdica de cruzamento de signos lingüísticos, estabelecida cientificamente como uma invenção dos antigos egípcios. E as provas dessa origem: afirmações de arqueólogos conceituados e imagens de estelas criadas nos séculos XIII a.C. e XII a.C., contendo cruzamentos de hieróglifos.

-As razões pelas quais essa modalidade de cruzada criada pelos antigos egípcios pode ser considerada o segundo jogo de palavras inventado pelo ser humano, perdendo em antigüidade apenas para as adivinhas.

-Imagens de um jogo completo de cruzamento de signos lingüísticos (hieróglifos), datado do século XII antes de Cristo e até hoje insuperável em sua complexidade.

-A imagem do conjunto de hieróglifos que designava esse jogo e que foi traduzido por alguns arqueólogos como "palavras cruzadas".

-Imagens inéditas do primeiro jogo moderno de cruzamento de palavras, o jogo do acróstico, escaneadas das edições de novembro e dezembro de 1762 da London Magazine (Revista de Londres).

-Imagens inéditas de exemplares remotos do segundo jogo moderno de cruzamento de palavras, o jogo do acróstico duplo, escaneadas da edição de 30 de agosto de 1856 do jornal Illustrated London News (Notícias Ilustradas de Londres).

-A imagem escaneada de um dos primeiros jogos do acróstico duplo publicados nos Estados Unidos (possivelmente o primeiro), em 1865.

-Imagens dos mais antigos jogos do quadrado de palavras até hoje descobertos, publicados pela revista acadêmica inglesa Notes and Queries (Notas e Indagações), em julho de 1859. O quadrado de palavras foi o terceiro jogo moderno de cruzamento de palavras e deu origem à evolução técnica que resultaria nas palavras cruzadas.

-A imagem escaneada do mais antigo jogo norte-americano do quadrado de palavras já descoberto (pelo autor), publicado em 1867, cinco anos antes do mais antigo desses jogos até então mencionado pelos historiadores. Foi essa passagem da Inglaterra para os Estados Unidos que permitiu a evolução do passatempo, graças ao grande número de seções de jogos de palavras existentes nas revistas e tablóides infanto-juvenis daquela nação.

-A verdadeira origem da palavra crossword (palavra cruzada), termo que já era utilizado em 1867, cerca de 47 anos antes da data registrada no Oxford English Dictionary (Dicionário de Inglês Oxford), a maior autoridade mundial no idioma inglês. E a história de como surgiram seus dois significados, nenhum deles registrado em dicionários da língua inglesa, mas ambos associados aos jogos de cruzamento de palavras.

-A primeira ocorrência das formas cross-word (com hífen), cross word (sem hífen), crossword e cross-word puzzle (jogo de palavras cruzadas) ¾ em todos os casos, muito antes do que registra o "Dicionário Oxford".

-O primeiro jogo denominado cross-word e a primeira ocorrência da palavra cross-word, sozinha, como título de um passatempo.

-O primeiro passatempo intitulado Word-Cross (título inicialmente escolhido por Arthur Wynne para designar as palavras cruzadas), publicado mais de 30 anos antes do seu homônimo famoso.

-A intrigante longevidade do jogo intitulado Cross-Word Enigma (Enigma de Palavra Cruzada), de construção extremamente simples, o qual foi publicado continuamente durante os 45 anos que precederam a criação do passatempo que mais tarde herdaria parte desse nome.

-Mais de 150 diferentes jogos de cruzamento parcial ou total de palavras que precederam as cruzadas e que ainda não haviam sido mostrados numa publicação moderna. Entre as imagens, a da primeira pirâmide (descoberta do autor) e a de um dos primeiros jogos do diamante duplo.

-O papel fundamental desempenhado pelas crianças, pelos jovens e especialmente pelas meninas na criação dos passatempos que precederam as palavras cruzadas.

-As provas de que havia mais interatividade na relação das crianças e dos jovens com as revistas infanto-juvenis da segunda metade do século XIX, onde os jogos de cruzamento de palavras se desenvolveram, do que existe atualmente, entre esse mesmo público e os sites a ele dedicados.

-Imagens inéditas do verdadeiro passatempo precursor da cruzada moderna, chamado blended squares (quadrados mesclados), publicado menos de 10 anos antes da primeira cruzada.

-A prova de que, nos exatos mês e ano em que Arthur Wynne lançava seu primeiro jogo de palavras cruzadas (dezembro de 1913), a revista St. Nicholas: an Illustrated Magazine for Young Folks (São Nicolau: uma Revista Ilustrada para os Jovens) também trazia a resposta de um outro passatempo com a palavra cross-word (palavra cruzada) no nome, além de 5 outras ocorrências da mesma palavra na seção de passatempos. A revista St. Nicholas era a mais famosa e importante publicação infanto-juvenil norte-americana daquela época.

-Imagens de dezesseis jogos de palavras cruzadas criados ou publicados por Arthur Wynne em 1913 e 1914, entre eles os primeiros enviados por leitores do jornal nova-iorquino The World.

Link para a História das Palavras Cruzadas completa (o link já não funciona):
http://www.roteiroromanceado.com/cruzadas/index.html

Mais de 370 páginas e 3900 imagens sobre a História das Palavras Cruzadas... Fabuloso!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para mecenas